sexta-feira, 23 de maio de 2014

Morfologia dos orgãos do sistema degistivo

Faringe- É um orifício e localiza-se na cabeça entre a boca e o esófago. Faz a transição entre dois aparelhos, o digestivo e o respiratório, através da epiglote.

Esófago- É um tubo e localiza-se na cavidade torácica entre a faringe e o estômago, encontra-se na parte posterior à traqueia. É um órgão revestido por músculos (movimentos peristálticos).

Estômago- É um saco que se localiza na cavidade abdominal mais ou menos central, ligeiramente inclinado para o lado direito. Está limitado por dois esfíncteres (músculos circulares que controlam orifícios), o esfíncter superior designa-se por cárdico e reveste a cárdia, o inferior designa-se por pilórico e reveste o piloro. Quando está cheio tem a forma de um “J”, e tem capacidade para litro e meio. As suas paredes são musculadas, por cima dos músculos existe a mucosa que segrega o suco protector do ácido do estômago, por cima das mucosas existem as glândulas gástricas que segregam o suco gástrico.

Intestino delgado - É um tubo com cerca de 7,5m e 2,5cm de espessura. Localiza-se na cavidade abdominal. Está dividido em duas porções distintas o duodeno- os primeiros 25cm rectilíneos e o jejuno-íleo que se encontra dobrado em si e tem cerca de 7,25cm. É constituído por músculos , por cima destes existem umas pregas que servem para aumentar a superfície do intestino que se chama válvulas coniventes, por cima das válvulas existem as vilosidades
intestinais, que tem forma de dedo e que servem para a absorção e entre as vilosidades
encontram-se as glândulas intestinais que segregam o suco intestinal.




 Intestino grosso- É um tubo com cerca de 1,5m, localiza-se na cavidade abdominal e divide-se em quatro cólon: ascendente, transverso, sigmóide e descendente. O cólon ascendente inicia-se por um saco designado por ceco ou cego, onde se encontra a apêndice (aspecto vermiforme), o contacto do intestino delgado com o grosso faz-se através da válvula íleo-cecal. As paredes do intestino grosso são musculadas.


Recto – Porção rectilínea onde se armazenam as fezes, localiza-se na parte inferior da cavidade abdominal.

Ânus - Orifício que faz o contacto com o meio externo, está revestido por dois esfíncteres chamados de esfíncteres anais e localiza-se na parte inferior da cavidade abdominal.




Sem comentários:

Enviar um comentário